Resenha: Criando Magia de Lee Cockerell

10/02/2017

O livro Criando Magia de Lee Cockerell trata-se de um romance biográfico, nos capítulos 1 e 2, e um guia para gestores, nos demais. Mais que um título de auto-ajuda, o texto é simples, traz elementos de bastidores da Walt Disney World® Resort e um tipo de liderança peculiar e incentivado no Disney Institute (DI).

Cockerell é o um executivo que foi incumbido de resolver o desafio de implantar um parque temático em Paris! Por muitos esse empreendimento foi classificado como um retumbante fracasso anunciado. Para os céticos, os hábitos franceses e a concorrência com as inumeras atividades turisticas seriam prenúncio de fracasso. No livro Disney War do jornalista James B. Stewart (2005), que apresenta a visão da alta presidência, o entendimento dessa empreitada é tido como um erro.

Dado o cenário adverso Cockerell coloca os principios do Disney Institute para a obtenção de resultados positivos. Os principios da DI estão ligados a busca e obtenção da excelencia no atendimento, no serviço ao cliente e no relacionamento com o Elenco (funcionários).  Como Frances Hesselbein, fundadora do Leader to leader Institute, afirma no prefácio: "A história de Lee  fala da transformação de um antiga hierarquia em uma estrutura voltada para a inclusão, flexível e fluida, em que se deixou de 'mandar' para 'pedir'".

Logo na primeira estratégia Lee nos apresenta um pouco dos bastidores do treinamento de excelencia que a Disney oferece ao seu Elenco. Trata-se das expectativas dos convidados em relação ao serviço que esperam:

Faça-me sentir especial.

Trate-me como indivíduo. 

Respeite a mim e a meus filhos.

Seja um profissional qualificado."

Também é apresentado a regra de ouro da empresa sobre como Líderes devem trabalhar com Membros do Elenco (os funcionários). Líderes devem agir conforme os liderados esperam deles. Resumidamente, a expectativa é muito semelhante a dos clientes:

Faça-me sentir especial.

Trate-me como indivíduo.

Respeite-me.

Torne-me um profissional qualificado."

Essas lições são fundamentais para que um líder gestor possa trabalhar com qualquer profissional, tornando-o tão bom quanto necessário. O livro é muito bom para quem gosta da Disney, mas é ainda melhor para aqueles que acreditam que uma gestão deva ser humana e ainda assim trazer resultados.

Por Marcos Alcântara

Lee CockerellCriando Magia - 10 Estratégias de Liderança desenvolvidas ao longo de sua vida na Disney, ISBN-13: 9788575424797, ISBN-10: 8575424793, Ano: 2009 / Páginas: 272, Idioma: português, Editora: Sextante 

walt-disney-statue-1483870: Imagem de Michael Sult uso licenciado pela Freeimages