Não está certo automatizar alguma coisa só porque podemos.

22/08/2017

A frase do título foi extraída da tradução do excelente livro Gestão dos Postos de Trabalho de Taiichi Ohno. Colocando no contexto, no capitulo 24 - Lute contra o modismo dos robôs, o autor questiona a instalação de robôs e automação em plantas industriais da Toyota.

Foto da atriz e apresentadora Amy Purdy na abertura das paraolimpiadas no Rio de Janeiro em 2016.

Não é incomum um analista incrementar sua planilha de modo que ela calcule balanços, monte gráficos e até envie memorandos via e-mail de modo automático. Mas toda essa automação é de fato necessária? Em software há uma infinidades de recursos automáticos que simplesmente não são utilizados pelo usuário padrão. É plenamente possível realizar trabalhos sem utilizar todos os recursos autômatos. O cálculo a cerca dos custos (tempo, preço e eficiência) e utilidade é importante na hora de determinar a real necessidade de algum automatismo, do contrário estamos desperdiçando.

A automação deveria aparecer como resultado de uma necessidade. Mas se essa necessidade está equivocada, pode ser por causa das aparências". Taiichi Ohno (Gestão dos postos de trabalho)

Engenheiros têm paixão pelo desenvolvimento aplicado. Isso nos move a inovar, fazer descobertas e experimentar. Nem sempre isso é orientado à eficiência ou necessidade. Um sistema de limpador de para-brisas automático, uma nova rede social inovadora com diversos serviços agregados ou mesmo um entregador dorne. São exemplos de projetos de profissionais altissimamente qualificados que empregaram automação de forma pouco eficaz ao valor que o cliente deseja. Mesmo que alguns desses produtos tenham tido sucesso em vendas o questionamento quanta a eficiencia permanece.

Um profissional qualificado tem desejo de colocar em prática seu conhecimento. Este texto, longe de criticar, apenas alerta a esses que antes de iniciar o projeto se questionem quanto a real necessidade da automação. Se a resposta for algo do tipo, porque o trabalho é repetitivo, enfadonho ou "porque é mais inovador" talvez haja alguma outra solução mais rápida e barata com o mesmo efeito.

Esse debate tende ficar complexo quando entra nos campos de cunhos futurólogo, filosóficos e éticos. Autores como Isaac Asimov, Gordon Dickson, Philip K. Dick e tantos outros expuseram diversas possibilidades e dilemas em seus contos.

A EQUINOX Engenharia e Design é uma empresa de projetos e desenvolvimento de produtos que executam e fornecem automação. Então o titulo pode parecer contrário ao nosso negócio, mas nosso compromisso não é com a automação e sim com a eficiência e sustentabilidade.