O que é Engenharia?

19/01/2017

A palavra 'engenharia' possui etmologia recente na lingua portuguesa, século XVI. Tem origem na palavra 'engenheiro' que se referia a quem construía ou operava um engenho. Já engenho tem ramificação com a palavra ingenium que se refere a qualidade genial atribuída a uma máquina. Antes essas palavras tinham ligação direta com as engenharias militares e civil. Atualmente o conceito abranje muito mais disciplinas e áreas (fonte: CREA/RN, A História da Engenharia, Artigo, 2013).

A EQUINOX entede que engenharia é a arte-útil transformadora.

São muitos os grandes engenheiros da história, mas o engenheiro Imhotep (aproximadamente 2630 a.C. - 2611 a.C) a serviço do faraó Djoser possui o mais antigo registro histórico como engenheiro. Cada grande nome contribui não somente com a ciência, mas principalmente com a transformação do mundo utillizando-a como ferramenta. 

Transformar o mundo partindo de ideias é uma das formas de se fazer engenharia, no entanto é preciso mais. Uma base sólida de matemática, física e química garante a um projeto com consistência e robustêz. Porém apenas as faculdades sociais são capazes de criar algo útil, ou seja, apenas as capacidades de ouvir, entender e trabalhar em equipe torna possível a elaboração de um projeto genuinamente genial. Isso seria suficiente, mas a engenharia também possui um apelo que transcende: ela é bela, é artistica! Sim, a arte é um componente essencial que dá valor ao engenho além da sua utilidade.

A EQUINOX entede que engenharia é a arte-útil transformadora.

Por Eng.º Marcos Alcântara

Video com a "Arte" de uma miniatura de um motor W-32 da Motores Patelo.