O que é Design?

23/01/2017

A palavra Design tem origem na palavra italiana disegno. Essa palavra no italiano, também em português (desenho), abrange todos os aspectos da produção de um signo (de-signo), desde a concepção até o procedimento. Na língua inglesa distingue-se design, que trata-se do ato conceitual,  estruturador do pensamento visual e da comunicação projetiva, do drawing, que é a ação de arrastar algo sobre uma superfície. Drawing possui diversas aplicações dentro de diferentes contextos sendo que desenhar é apenas uma delas.  Uma hipótese para essa distinção foi o uso acertivo da palavra design na Revolução Industrial quando comum pelo desempenho decisivo das práticas do design na economia de manufaturação. (Luiz Martins, A etimologia da palavra desenho (e design) na sua língua de origem e em quatro dos seus provincianismos, 2007)

Design é o desenho que contém as estratégias e as formas para realizar os projetos que transformam o mundo. 

O arquiteto alemão Peter Behrens é reconhecido como o primeiro desegner industrial por sua formação e trabalhos na AEG (1868 - 1940). Profissionais que utilizaram conceitos e desenvolveram técnicas para dar a engenhos mais valor estético e ergonômico existiram nos séculos anteriores, mas somente no século XIX é que essa função foi destacada da arquitetura, engenharia e arte.

Para a Equinox, Design é o desenho que contém as estratégias e as formas para realizar os projetos que transformam o mundo.

Por Marcos Alcântara