Desenho 3D na Engenharia

13/11/2017

Todo projetista deve ter ao menos noção de desenho auxiliado por computador (CAD). Os projetos em duas dimensões são parte da história da engenharia e do design, mas projetos em três dimensões têm ganhado atrativos e funções que aumentam muito o valor da engenharia.

Há cerca de duas décadas, projetos que utilizavam modelagem em 3D  eram incipientes e tinham apelo no entretenimento. Mas o potencial para simular peças, estruturas e seus comportamentos impulsionaram os desenvolvedores a avançar em direção às engenharias. Atualmente, com máquinas relativamente baratas, é possível fazer simulações em 3D que antecipem problemas de encaixes, desgastes, produtividade e até auxiliem na manutenção.

Contudo esses projetos ainda estão longe do dia-a-dia da industria. Na engenharia mecânica, projetos em 3D facilitam a interpretação, montagem e a manutenção com as vistas explodidas, facilidades para localizar peças e detalhes. Em alguns casos é mais rápido projetar em três dimensões e deixar que o software imprima o desenho nas vistas tradicionais. Na engenharia de automação, telas com animações em 3D são comuns e tendem a se tornar onipresentes. Nas demais engenharias o uso ainda é restrito a algumas inovações.

É no design de peças e produtos que esse tipo de projeto tem grande aplicação. O uso de modelos 3D permite que máquinas de corte e impressoras 3D construam peças com precisão e personalização. A EQUINOX tem planos nesse sentido e retornará ao tema em breve.

Software

Há uma boa quantidade de software para desenvolver projetos em 3D. Abaixo segue uma lista com 3 programas para iniciantes e 2 para industria.

Iniciantes:

  • TinkerCAD - Gratuito. Simples com poucas ferramentas, mas o suficiente para ter um primeiro contato. Não requer instalação.
  • 123D Design - Gratuito. Tão simples quanto o TinkerCAD, mas com mais ferramentas.
  • Photoshop CC - Pago. Um pouco mais complexo, mas com mais ferramentas e uma base de usuários maior.

Industriais:

  • Solidworks - Pago. Permite simulações complexas com muitas interferências e condições. Interface amigável que permite aumento da produtividade.
  • Inventor - Pago. Software da Autodesk que herda boa parte dos comandos dos softwares especialistas para engenharia da cia.

Texto de Marcos Alcântara